10.14.2011

Resumo do DEA . Gerontodesign: Calçado para pessoas idosas

UNIVERSIDADE DE VIGO . FACULDADE DE BELAS ARTES . 2006

A crescente expectativa de vida a nível mundial faz com que a maioria das pessoas idosas sofra de doenças consideradas da velhice.

As dificuldades de locomoção são uma das principais causas de sentimento de dependência e de exclusão social das pessoas idosas.

As doenças ligadas à psicomotricidade contribuem, significativamente, para a estigmatização e exclusão social das pessoas idosas.

As doenças ligadas aos membros inferiores levam as pessoas idosas a sofrerem de tristeza e depressão, alienando-as de tudo o que as rodeiam, acabando por as matar por isolamento espacial e sociocultural.

Esta tesina sobre gerontodesign de calçado procura, por um lado, analisar os diversos factores psicossomáticos subjacentes às diversas gnósias causados pelo envelhecimento humano, contribuindo para o desenvolvimento de novas teorias, novas práticas e de novos saberes, quer para o design, quer para as outras ciências afins. Por outro, construir protocolos metodológicos destinados ao gerontodesign de calçado com o objectivo de produzir novos artefactos, proporcionando a todos os idosos uma:
·         Melhor qualidade de vida;
·         Melhor saúde física e mental;
·         Melhor auto-estima;
·         Melhor auto-confiança:
·         Melhor auto-imagem.

Procuramos determinar a importância desta especialidade do design no corpus epistemológico da investigação científica e desenvolveremos uma metodologia ligada ao calçado onde se minimizam as dificuldades locomotoras existentes nos idosos da nossa “aldeia global”.

Os gerontodesigners de calçado munidos de conhecimentos científicos metodológicos, ergonómicos, tecnológicos, funcionais e estéticos do design irão proporcionar ao idoso, um calçado gerontológico funcional, cómodo e estético, mimetizado às suas dificuldades, para que estes voltem a acreditar nas suas capacidades, desenvolvendo e fomentando a sua autonomia e auto-estima.

Uma vez que é importante extrair o código semântico de gerontodesign balizamos esta investigação na revisão da literatura através de correntes e modelos das Ciências do Design, Arte, Ética, Estética, Marketing, Moda, Podologia, Posturologia, Psicomotricidade, Antropologia, Gerontossociologia, Psicologia do Comportamento do Consumidor, Ergonomia, Inovações Tecnológicas e Metodologias de Investigação Científica.

Este trabalho de investigação tem dois momentos de investigação:

No primeiro, efectuámos um “estudo exploratório” e no segundo, em fase de doutoramento, um “estudo de caso” no paradigma qualitativo.

A hipótese geral, como suporte teórico da revisão da literatura, parte do pressuposto que gerontodesign, como nova especialidade do design, é “auxiliador” de locomoção para o idoso.

A principal limitação desta investigação deve-se ao facto de que a temática que pesquisamos possui, ainda, muito pouca bibliografia específica.

As outras limitações são económicas e académica.

As económicas, empobrecem a investigação porque nos obriga a utilizar o Apud, em virtude de não podermos consultar o escasso acervo bibliográfico referenciado pelos investigadores. Acervo de livros e artigos que se encontram nas bibliotecas dos EUA e América Latina.

A académica, pelo número limite de páginas, refreia-nos o gozo de gozar a investigação de problemáticas gerontológicas.

Autor:
Ana Isabel Pereira de Sousa
Professora na Escola Superior de Educação João de Deus. Licenciada em Design de Comunicação Visual, DEA em Escultura na especialidade de Gerontodesign de Calçado, Doutoranda em Gerontologia na especialidade de Gerontodesign na Universidade de Santiago de Compostela.

Sem comentários:

Enviar um comentário